Fluxos Básicos para Controle da Manutenção — Gestão da Mão de Obra

#abrahaolincolnslima
Rede Industrial
Published in
2 min readOct 6, 2016

--

Esta é a terceira de uma série de 4 publicações que faremos sobre Fluxos Básicos para Controle de Manutenção nas quais falaremos um pouco dos dados e fluxos que são fundamentais para a gestão de ativos e serviços dentro de uma empresa. Veja os tópicos abordados nesta publicação:

  • Backlog
  • Eficiência de Mão-de-Obra

A gestão de funcionários de manutenção é importante para que seja possível a extração de dados futuros como Eficiência, Produtividade, Taxa de ocupação, backlog, informações sobre custos envolvidos e etc. Desta forma obteremos dados importantíssimos para a alta gestão e consequentemente para a correta tomada de decisão.

Backlog

O Back Log é a relação entre o tempo total estimado para a realização dos serviços de manutenção em carteira e o tempo total disponível na manutenção, por período. Ele pode ser calculado como um todo ou subdividido por especialidades.

Aprenda mais sobre BACKLOG DE MANUTENÇÃO baixando o E-book abaixo:
http://downloads.centralsigma.com.br/ebook-backlog-de-manutencao

Eficiência de Mão-de-Obra

A Eficiência de manutenção tem a ver com o atingimento das metas estabelecidas pelo planejamento (PCM), logo deve-se realizar um trabalho de gestão de serviços que abranja todos os aspectos que envolvem a execução da manutenção, tais como: Treinamento adequado para a equipe, disposição de ferramental para realização dos serviços propostos, capacitação técnica adequada, etc. Dessa forma, a manutenção deve pensar na melhoria contínua da execução de suas atividades para colaborar de forma ativa no resultado final das organizações.

Abaixo um fluxo que mostra como os itens tratados anteriormente se relacionam para a obtenção de indicadores como MTTR, MTBF, Backlog e Eficiência de manutenção.

Aprenda mais sobre INDICADORES MTTR E MTBF baixando o E-book abaixo:
http://downloads.centralsigma.com.br/ebook-indicadores-mttr-e-mtbf

--

--